oprimeiroabraço

No início do ano de 2016, o coletivo A-braço surge como consequência da participação de seus fundadores no I Congresso Internacional de Espaços Públicos, especialmente na oficina de Placemaking ministrada pelo arquiteto holandês Hans Karssenberg. O grupo quis replicar e desenvolver a experiência da oficina de placemaking em Fortaleza-CE, sua cidade natal, e dessa iniciativa surgiu a Oficina de Placemaking na Praça da Alvorada, no bairro de Sapiranga, que contou com o apoio da Universidade de Fortaleza e o auxílio dos moradores da região e dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Essa primeira ação deu visibilidade ao grupo e abriu portas para conexão com outros grupos que estudam e atuam sobre a cidade em temas correlatos como a apropriação e pertencimento dos lugares e a ambiência dos espaços públicos. Em seguida, o coletivo organizou e preparou diversas atividades, como rodas de conversa, jogos interativos e educativos e novas intervenções no espaço público.

2019 marca uma nova reestruturação e formalização do coletivo, iniciada ainda no fim do ano de 2018 e confirmada com a inauguração do site do grupo. O futuro traz muitas possibilidades e esperamos construir juntos uma nova forma de viver a cidade.

Diretora

abraço da Mari

Mariana Oliveira é arquiteta e urbanista formada pela universidade de fortaleza com interesse principal em urbanismos e em movimentos sociais. Sempre positiva, encara as problemáticas com um humor contagiante e sua sensibilidade é uma de suas maiores forças. Na sua fotografia mostra como o mundo pode ser um lugar lindo se você souber olhar.

abraço do Zé

Diretor

José Otávio Braga é formado em arquitetura e urbanismo pela UFC, tem mestrado pela Universidade de Aveiro em Planejamento Regional e Urbano. Atualmente é um dos co-criadores do Free Walking Tour Fortaleza, onde promove percursos pela cidade de Fortaleza, em que exploram os aspectos históricos, culturais e arquitetônicos da cidade. Zé é um apreciador de sucos e sentiu muita falta durante o período que morou fora.

2018_12_18 18.jpg

Diretora

abraço da Laris

Larissa Muniz é arquiteta e urbanista pela Universidade de Fortaleza, e desenvolveu desde lá grande interesse pela atuação em favor de comunidades desfavorecidas e pelo patrimônio histórico de Fortaleza. Hoje, é co-criadora do Free Walking Tour Fortaleza e busca desenvolver estudos que relacionem a transmissão do conhecimento histórico-arquitetônico com o turismo. No tempo livre, é uma confeiteira de mão cheia.

abraço da Let

Diretora

Letícia Guerra é estudante de arquitetura e urbanismo pela Unifor quase formada. Sempre foi bastante participativa na area acadêmica, desde o início do curso, como monitora, participando do Centro Acadêmico e também se envolvendo em encontros estudantis.
A Let se interessa bastante por história, patrimônio e por fazer do mundo um lugar melhor! É aquela pessoa de alma leve e riso solto que não tem como não gostar.

Abraço da Let.PNG

abraço da Clara

Diretora

Ana Clara Brito  é uma arquiteta e urbanista pela Universidade de Fortaleza com um pezinho no design gráfico, que deixa o ambiente mais tranquilo quando nele adentra. É daquelas pessoas que sabe escutar e, depois de um tempo em silêncio, solta aquela frase que sintetiza o que precisa ser dito e impacta. Com leveza, segue trazendo ao coletivo a-braço contribuição com sua arte, organização e crença de que podemos fazer sempre mais.

quem abraça hoje

quem já abraçou

Alana

Raquel

Juliana

Thais

Amanda

Betina

Gabi

Letícia