• A-braço

Você sabe o que é um coletivo?


Olá! Ficamos felizes em te ver aqui, lendo o primeiro texto do blog do Coletivo A-braço. Imaginamos que se chegou até nós, se identifica com algumas das coisas que acreditamos, então vamos contar um pouco da nossa história para que possamos nos conhecer ainda melhor.

O Coletivo A-braço é um grupo de pessoas que busca entender as diferentes formas de viver a cidade e como isso pode ser feito da melhor maneira possível. Ele surgiu da inquietação de 5 pessoas que decidiram se juntar e transformar a percepção de cidade dos que vivem em Fortaleza, a partir de uma expansão de horizontes que estavam experienciando. Assim, iniciaram reuniões para debater sobre assuntos relacionados à vivência urbana que convergiram em ações e na formalização do Coletivo. As conversas foram tornando-se mudanças de pensamento e refletiram em atitudes do cotidiano; o Coletivo desde então proporciona debates entre ideias divergentes na tentativa de achar um denominador comum; fala sobre o fazer junto que cria laços, memórias, afeto. Tudo isso é feito nas camadas urbanas e refletir sobre elas é o que nos move.

No nosso site, você pode perceber exemplos dessas ações na aba “o que fazemos”, onde apresentamos jogos, eventos, intervenções, pesquisas e participações em iniciativas externas que o A-braço teve o prazer de estar junto. É com muita alegria que damos mais esse passo para trazer a possibilidade de novas trocas.

Hoje, o A-braço não é composto das mesmas 5 pessoas - elas vêm e vão, mas essa ideia defendida persiste no coração de cada uma, e é o que abraça todos nós: mudar a realidade a partir da ação de cada um.

Sabendo de tudo isso, o que é então um coletivo, se nos dizemos o ‘Coletivo A-braço’? De forma simples, é um agrupamento de pessoas. Quando se aprofunda, é definido pelo ideal, a inquietação, o sentimento que as une. Para fazer um coletivo, basta encontrar pessoas que sintam-se movidas pelas mesmas pautas que você. Essas pautas podem ser sociais, ambientais, patrimoniais, legislativas, dentre outras. Cada ser humano canaliza sua energia mais diretamente às causas que fazem emergir sua paixão. Quando encontra o grupo a que pertence, essa paixão é compartilhada e a força é potencializada.

Assim, no Coletivo A-braço, acreditamos que colaborar é a chave para compreender como podemos criar cidades mais inclusivas, justas e igualitárias. Entender como cada cidadão experiencia a cidade nos aproxima de buscar os pontos em comum para que os diferentes agentes urbanos possam também entender um ao outro e viver essas experiências juntos. Aqui, te convidamos para ter mais um espaço de debate sobre a cidade e como a percebemos. No blog, vamos escrever sobre a visão pessoal de ‘viver na cidade’ de cada integrante do A-braço. Teremos também textos assinados pelo coletivo como um todo e a participação de convidados que estão nesse caminho com a gente. Te esperamos para caminhar também! Vamos nessa? :)

40 visualizações